LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS
O projeto de pesquisa é um gênero textual que apresenta o planejamento de uma pesquisa que será realizada posteriormente. Sobre o projeto de pesquisa, assinale (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as falsas. A seguir, marque a alternativa correspondente.
I – Os objetivos revelam o que se quer alcançar sem a implementação e execução do projeto.
II – O projeto é um documento elaborado a partir de uma necessidade ou busca de soluções frente a uma situação-problema.
III – No projeto há a apresentação dos procedimentos para se alcançar os objetivos desejados.
IV – A metodologia consiste no detalhamento das etapas e sub-etapas que permite a determinação dos recursos humanos e materiais, bem como do estabelecimento do tempo necessário para a realização do projeto.
F – V – V – V
V – V – V – F
F – V – F – F
V – F – F – V
F – F – F – V
Ao elaborar um texto, há aspectos relevantes a serem considerados. Sendo assim, analise, sobre o processo de produção textual, as afirmativas a seguir.
I- Ao produzir um texto, é importante considerar a condição intelectual do receptor (isto é, seu conhecimento de mundo e vivências de leitura), o suporte de divulgação e o contexto comunicativo em que esse texto será apresentado.
II- A elaboração de um texto surge da necessidade de o autor se comunicar, interagindo com o interlocutor, com o objetivo de expressar uma determinada intenção comunicativa.
III- Devido à necessidade de considerar o receptor, o autor só respeitará a coesão e a coerência textual se o interlocutor possuir alto nível de intelectualidade.
Está correto o que se afirma em:
I e II apenas.
I, II e III.
II apenas.
II e III apenas.
I e III apenas.
A caracterização de uma ciência se apoia em três aspectos: objeto de estudo, método de pesquisa e regras de delimitação. Especificamente, o método, mais conhecido como metodologia, consiste no estabelecimento de procedimentos para que os objetivos do projeto sejam alcançados. Assim, as etapas da metodologia são:
1) o como.
2) de que maneira.
3) com quais meios.
Considere uma situação real de sua vida acadêmica, por exemplo, o fazer uma resenha. Após a leitura atenta do texto a ser resenhado, as etapas necessárias para realizar essa situação se apresentam, ordenadamente, em:
apresentar os pontos essenciais do texto; fazer a apreciação; recomendar a leitura do texto; produzir a referência; indicar os dados do autor e o conteúdo constante na obra; transcrever a produção com caneta.
produzir uma avaliação crítica sobre a obra; indicar o autor e a obra resenhada; indicar a leitura a possíveis leitores; elaborar a referência; elaborar o resumo; reescrever o texto, usando caneta.
indicar a referência da obra; escrever uma apresentação geral sobre o autor e o conteúdo da obra; elaborar o resumo; fazer uma apreciação sobre a obra lida; recomendar a leitura; passar o texto a limpo com caneta.
resumir o objeto resenhado; apresentar os dados da referência; escrever sobre o autor e o conteúdo da obra; fazer uma indicação da leitura; elaborar uma crítica sobre a obra; passar a limpo o texto, usando caneta.
fazer uma avaliação sobre o texto; elaborar o resumo; indicar a referência; recomendar a leitura; resumir a obra; apontar dados do autor e da obra; reescrever o texto com caneta.
Assinale, nos parênteses, (V), para as alternativas verdadeiras e (F), para as falsas.
( ) O relatório é um texto que se origina a partir de algo que foi realizado: um trabalho, uma atividade prática, um evento como congresso, simpósio e seminário, entre outros.
( ) Um texto científico, assim como os textos oficiais, pode conter relatos de acontecimentos históricos.
( ) O relato de experiência tem por objetivo registrar o processo vivenciado por uma pessoa ou por uma equipe, durante um determinado período de estudos, proporcionando uma avaliação e a reflexão sobre o tema em questão.
( ) Os textos científicos são escritos de acordo com critérios estabelecidos por instituições científicas e passam por um rigoroso processo de validação e avaliação, antes de serem divulgados.
( ) Todo conhecimento científico é o resultado de uma pesquisa realizada com o apoio de bolsas de pesquisa, sendo, por isso, existente apenas em instituições públicas.
A sequência correta é:
V, F, V, V, F
V, V, V, V, F
V, F, F, V, V
F, V, F, F, V
F, V, F, V, V
Leia as situações a seguir e verifique que elas se referem a determinados tipos de conhecimentos.
Situação I
No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré (...) e ele chamar-se-á Filho do Altíssimo.
Situação II
Chover no dia de são José, dia 19 de março, indica chuva o ano todo.
Situação III
Afirmar que o sol é uma estrela com 6 bilhões de anos de vida.
Situação IV
Quando um ser tem vida? A partir do ato da fecundação ou com quatro semanas de desenvolvimento embrionário? Ou quando a alma é anexada a esse novo ser?
As situações exemplificadas se referem, respectivamente, aos conhecimentos:
científico, mitológico, senso comum, teológico.
senso comum, intuitivo, científico, teológico.
científico, senso comum, teológico, filosófico.
teológico, científico, filosófico, senso comum.
teológico, senso comum, científico, filosófico.
Leia as situações a seguir e verifique que elas se relacionam a determinados tipos de conhecimentos.
Situação I
Na região da Nigéria (África), acredita-se que o mundo foi criado por Orummilá, o deus supremo, e que foi dado a Oxalá a missão de zelar por todos os deuses e deusas, auxiliando a humanidade.
Situação II
Quando a mãe da jovem Marta a ensinou como fazer deliciosos bolos, explicou-lhe que, após misturar todos os ingredientes, era necessário mexer a massa apenas no sentido horário ou apenas no sentido anti-horário, mas nunca nos dois sentidos, pois isso faria o bolo ficar menos fofo.
Situação III
A recomendação de um médico especialista em cardiologia a um paciente hipertenso é de reduzir o consumo de sal na alimentação, pois o sódio contido no sal faz com que as células retenham água, aumentando assim a pressão arterial.
As situações exemplificadas se referem, respectivamente, aos conhecimentos:
teológico, científico, filosófico.
científico, mitológico, senso comum.
senso comum, filosófico, científico.
filosófico, científico, senso comum.
teológico, senso comum, científico.
Assinale a alternativa que contém a forma correta de citação direta dentro de um texto, de acordo com as normas da ABNT.
É fato universalmente consagrado que a língua é um fenômeno cultural, nascido da necessidade que o ser humano tem de se comunicar com seus semelhantes. Segundo o gramático Evanildo Bechara (1982, Página 23), “A língua não existe em si mesma: fora do homem é uma abstração, e no homem é o resultado de um patrimônio cultural que a sociedade a que pertence lhe transmite.”
É fato universalmente consagrado que a língua é um fenômeno cultural, nascido da necessidade que o ser humano tem de se comunicar com seus semelhantes. “A língua não existe em si mesma: fora do homem é uma abstração, e no homem é o resultado de um patrimônio cultural que a sociedade a que pertence lhe transmite.” (BECHARA, 1982, p. 23).
Evanildo Bechara diz, em sua gramática, que a “língua não existe em si mesma: fora do homem é uma abstração, e no homem é o resultado de um patrimônio cultural que a sociedade a que pertence lhe transmite.” (BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa, p. 23). Por isso é fato universalmente consagrado que a língua é um fenômeno cultural, nascido da necessidade que o ser humano tem de se comunicar com seus semelhantes.
É fato universalmente consagrado que a língua é um fenômeno cultural, nascido da necessidade que o ser humano tem de se comunicar com seus semelhantes. “A língua (BECHARA, Evanildo, 1982) não existe em si mesma: fora do homem é uma abstração, e no homem é o resultado de um patrimônio cultural que a sociedade a que pertence lhe transmite.”
Evanildo Bechara (BECHARA, 1982, p. 23) diz em sua gramática que a língua não existe em si mesma: fora do homem é uma abstração, e no homem é o resultado de um patrimônio cultural que a sociedade a que pertence lhe transmite. Por isso é fato universalmente consagrado que a língua é um fenômeno cultural, nascido da necessidade que o ser humano tem de se comunicar com seus semelhantes.
Segundo Vaz (2008, p. 63) não saber usar a internet em um futuro próximo será como não saber abrir um livro ou acender um fogão, não sabermos algo que nos permita viver a cidadania na sua completitude.
A citação utilizada no trecho é:
subjetiva.
citação de citação.
referencial.
indireta.
direta.
O texto, a seguir, relata a premiação que os alunos da Escola Politécnica da USP receberam pela realização de um projeto.
Alunos e professores da Poli são premiados nos EUA
Alunos e professores da Escola Politécnica da USP, que participaram do programa Partners for the Advancement of Collaborative Engineering Education (PACE), da General Motors, foram premiados durante o Fórum Anual do PACE, que ocorreu entre os dias 28 de julho a 2 de agosto em Detroit, nos Estados Unidos. O evento apresentou o resultado de dois anos de trabalho, período em que 200 estudantes de Engenharia do Brasil, Canadá, Estados Unidos, México, Suécia, Alemanha, Índia, Austrália, Coréia do Sul e China, trabalharam num projeto colaborativo, a distância, para desenvolver um veículo tipo Fórmula.
A equipe da Poli no PACE é formada por oito alunos, que foram responsáveis pela conversão do motor à gasolina para etanol. A finalidade do projeto e desafio para o grupo foi conseguir ganhos de desempenho na conversão do motor modelo Ecotec 2.2L, que é utilizado nos modelos Chevrolet Cobalt e Chevrolet HHR. Em Detroit estiveram presentes os alunos Caio Cavalcante Dimov e Marcelo Preto, do curso de Engenharia Mecânica, e André Araujo e Rafael Lino, do curso de Engenharia Mecatrônica, que, representando a equipe, receberam menção honrosa.
O professor Marcelo Augusto Leal Alves, do Departamento de Engenharia Mecânica, recebeu menção especial pela coordenação da equipe brasileira. Já o professor Francisco Emilio Baccaro Nigro, também da Engenharia Mecânica, recebeu menção honrosa por ser o mentor do projeto brasileiro.
A solenidade de premiação ocorreu no Heritage Center da General Motors, museu que reúne os modelos da montadora produzidos nos últimos 100 anos. “Foi um momento muito especial, pois obtivemos o reconhecimento da coordenação do projeto e da General Motors”, comemorou o professor Alves, lembrando que, em 2006, a Poli conquistou outro prêmio por sua participação no desenvolvimento de um veículo off-road.
Adaptado de:http://www.gremio.poli.usp.br/pipermail/cg/2008-August/000262.html. Acesso em: 12 mar. 2016.
Com base no texto e, de acordo com a característica de cada elemento que compõe um projeto de pesquisa científica, analise as afirmativas.
I. O tema do projeto realizado pelos 200 alunos de vários países foi o desenvolvimento de um veículo tipo Fórmula.
II. O objetivo do projeto foi conseguir ganhos de desempenho do motor ao converter o motor à gasolina para etanol.
III. O objetivo do projeto foi substituir o motor modelo Ecotec 2.2L pelo motor Chevrolet Cobalt.
IV. Os principais premiados foram os professores que coordenaram o projeto.
V. O projeto foi reconhecido pela coordenação do projeto e pela General Motors.
Estão corretas as alternativas contidas em:
I, III, IV e V, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, IV e V, apenas.
II, III e V, apenas.
I, II, e V, apenas.
A imagem contribui para um maior efeito de sentido, quando utilizada junto com a linguagem verbal. Leia, com atenção, o cartum e, em seguida, analise as afirmações.
I. Hoje em dia, as pessoas estão cada vez mais dependentes do computador.
II. A tecnologia on-line deve ser aperfeiçoada para facilitar o trabalho do homem.
III. O computador, como máquina que é, precisa ser atualizado com novos dados para o seu bom funcionamento.
IV. As novas regras ortográficas da Língua Portuguesa ainda não surtiram o efeito esperado.
V. A interação entre homem e máquina é algo desejável e possível, porém sujeito a falhas.
As afirmações que traduzem as inferências permitidas pelos textos verbal e não verbal estão na alternativa:
I – Os objetivos revelam o que se quer alcançar sem a implementação e execução do projeto.
F – V – V – V
V – V – V – F
F – V – F – F
V – F – F – V
F – F – F – V
Ao elaborar um texto, há aspectos relevantes a serem considerados. Sendo assim, analise, sobre o processo de produção textual, as afirmativas a seguir.
I- Ao produzir um texto, é importante considerar a condição intelectual do receptor (isto é, seu conhecimento de mundo e vivências de leitura), o suporte de divulgação e o contexto comunicativo em que esse texto será apresentado.
II- A elaboração de um texto surge da necessidade de o autor se comunicar, interagindo com o interlocutor, com o objetivo de expressar uma determinada intenção comunicativa.
III- Devido à necessidade de considerar o receptor, o autor só respeitará a coesão e a coerência textual se o interlocutor possuir alto nível de intelectualidade.
Está correto o que se afirma em:
I e II apenas.
I, II e III.
II apenas.
II e III apenas.
I e III apenas.
A caracterização de uma ciência se apoia em três aspectos: objeto de estudo, método de pesquisa e regras de delimitação. Especificamente, o método, mais conhecido como metodologia, consiste no estabelecimento de procedimentos para que os objetivos do projeto sejam alcançados. Assim, as etapas da metodologia são:
1) o como.
2) de que maneira.
3) com quais meios.
Considere uma situação real de sua vida acadêmica, por exemplo, o fazer uma resenha. Após a leitura atenta do texto a ser resenhado, as etapas necessárias para realizar essa situação se apresentam, ordenadamente, em:
apresentar os pontos essenciais do texto; fazer a apreciação; recomendar a leitura do texto; produzir a referência; indicar os dados do autor e o conteúdo constante na obra; transcrever a produção com caneta.
produzir uma avaliação crítica sobre a obra; indicar o autor e a obra resenhada; indicar a leitura a possíveis leitores; elaborar a referência; elaborar o resumo; reescrever o texto, usando caneta.
indicar a referência da obra; escrever uma apresentação geral sobre o autor e o conteúdo da obra; elaborar o resumo; fazer uma apreciação sobre a obra lida; recomendar a leitura; passar o texto a limpo com caneta.
resumir o objeto resenhado; apresentar os dados da referência; escrever sobre o autor e o conteúdo da obra; fazer uma indicação da leitura; elaborar uma crítica sobre a obra; passar a limpo o texto, usando caneta.
fazer uma avaliação sobre o texto; elaborar o resumo; indicar a referência; recomendar a leitura; resumir a obra; apontar dados do autor e da obra; reescrever o texto com caneta.
Assinale, nos parênteses, (V), para as alternativas verdadeiras e (F), para as falsas.
( ) O relatório é um texto que se origina a partir de algo que foi realizado: um trabalho, uma atividade prática, um evento como congresso, simpósio e seminário, entre outros.
( ) Um texto científico, assim como os textos oficiais, pode conter relatos de acontecimentos históricos.
( ) O relato de experiência tem por objetivo registrar o processo vivenciado por uma pessoa ou por uma equipe, durante um determinado período de estudos, proporcionando uma avaliação e a reflexão sobre o tema em questão.
( ) Os textos científicos são escritos de acordo com critérios estabelecidos por instituições científicas e passam por um rigoroso processo de validação e avaliação, antes de serem divulgados.
( ) Todo conhecimento científico é o resultado de uma pesquisa realizada com o apoio de bolsas de pesquisa, sendo, por isso, existente apenas em instituições públicas.
A sequência correta é:
V, F, V, V, F
V, V, V, V, F
V, F, F, V, V
F, V, F, F, V
F, V, F, V, V
Leia as situações a seguir e verifique que elas se referem a determinados tipos de conhecimentos.
Situação I
No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré (...) e ele chamar-se-á Filho do Altíssimo.
Situação II
Chover no dia de são José, dia 19 de março, indica chuva o ano todo.
Situação III
Afirmar que o sol é uma estrela com 6 bilhões de anos de vida.
Situação IV
Quando um ser tem vida? A partir do ato da fecundação ou com quatro semanas de desenvolvimento embrionário? Ou quando a alma é anexada a esse novo ser?
As situações exemplificadas se referem, respectivamente, aos conhecimentos:
científico, mitológico, senso comum, teológico.
senso comum, intuitivo, científico, teológico.
científico, senso comum, teológico, filosófico.
teológico, científico, filosófico, senso comum.
teológico, senso comum, científico, filosófico.
Leia as situações a seguir e verifique que elas se relacionam a determinados tipos de conhecimentos.
Situação I
Na região da Nigéria (África), acredita-se que o mundo foi criado por Orummilá, o deus supremo, e que foi dado a Oxalá a missão de zelar por todos os deuses e deusas, auxiliando a humanidade.
Situação II
Quando a mãe da jovem Marta a ensinou como fazer deliciosos bolos, explicou-lhe que, após misturar todos os ingredientes, era necessário mexer a massa apenas no sentido horário ou apenas no sentido anti-horário, mas nunca nos dois sentidos, pois isso faria o bolo ficar menos fofo.
Situação III
A recomendação de um médico especialista em cardiologia a um paciente hipertenso é de reduzir o consumo de sal na alimentação, pois o sódio contido no sal faz com que as células retenham água, aumentando assim a pressão arterial.
As situações exemplificadas se referem, respectivamente, aos conhecimentos:
teológico, científico, filosófico.
científico, mitológico, senso comum.
senso comum, filosófico, científico.
filosófico, científico, senso comum.
teológico, senso comum, científico.
Assinale a alternativa que contém a forma correta de citação direta dentro de um texto, de acordo com as normas da ABNT.
É fato universalmente consagrado que a língua é um fenômeno cultural, nascido da necessidade que o ser humano tem de se comunicar com seus semelhantes. Segundo o gramático Evanildo Bechara (1982, Página 23), “A língua não existe em si mesma: fora do homem é uma abstração, e no homem é o resultado de um patrimônio cultural que a sociedade a que pertence lhe transmite.”
É fato universalmente consagrado que a língua é um fenômeno cultural, nascido da necessidade que o ser humano tem de se comunicar com seus semelhantes. “A língua não existe em si mesma: fora do homem é uma abstração, e no homem é o resultado de um patrimônio cultural que a sociedade a que pertence lhe transmite.” (BECHARA, 1982, p. 23).
Evanildo Bechara diz, em sua gramática, que a “língua não existe em si mesma: fora do homem é uma abstração, e no homem é o resultado de um patrimônio cultural que a sociedade a que pertence lhe transmite.” (BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa, p. 23). Por isso é fato universalmente consagrado que a língua é um fenômeno cultural, nascido da necessidade que o ser humano tem de se comunicar com seus semelhantes.
É fato universalmente consagrado que a língua é um fenômeno cultural, nascido da necessidade que o ser humano tem de se comunicar com seus semelhantes. “A língua (BECHARA, Evanildo, 1982) não existe em si mesma: fora do homem é uma abstração, e no homem é o resultado de um patrimônio cultural que a sociedade a que pertence lhe transmite.”
Evanildo Bechara (BECHARA, 1982, p. 23) diz em sua gramática que a língua não existe em si mesma: fora do homem é uma abstração, e no homem é o resultado de um patrimônio cultural que a sociedade a que pertence lhe transmite. Por isso é fato universalmente consagrado que a língua é um fenômeno cultural, nascido da necessidade que o ser humano tem de se comunicar com seus semelhantes.
Segundo Vaz (2008, p. 63) não saber usar a internet em um futuro próximo será como não saber abrir um livro ou acender um fogão, não sabermos algo que nos permita viver a cidadania na sua completitude.
A citação utilizada no trecho é:
subjetiva.
citação de citação.
referencial.
indireta.
direta.
O texto, a seguir, relata a premiação que os alunos da Escola Politécnica da USP receberam pela realização de um projeto.
Alunos e professores da Poli são premiados nos EUA
Alunos e professores da Escola Politécnica da USP, que participaram do programa Partners for the Advancement of Collaborative Engineering Education (PACE), da General Motors, foram premiados durante o Fórum Anual do PACE, que ocorreu entre os dias 28 de julho a 2 de agosto em Detroit, nos Estados Unidos. O evento apresentou o resultado de dois anos de trabalho, período em que 200 estudantes de Engenharia do Brasil, Canadá, Estados Unidos, México, Suécia, Alemanha, Índia, Austrália, Coréia do Sul e China, trabalharam num projeto colaborativo, a distância, para desenvolver um veículo tipo Fórmula.
A equipe da Poli no PACE é formada por oito alunos, que foram responsáveis pela conversão do motor à gasolina para etanol. A finalidade do projeto e desafio para o grupo foi conseguir ganhos de desempenho na conversão do motor modelo Ecotec 2.2L, que é utilizado nos modelos Chevrolet Cobalt e Chevrolet HHR. Em Detroit estiveram presentes os alunos Caio Cavalcante Dimov e Marcelo Preto, do curso de Engenharia Mecânica, e André Araujo e Rafael Lino, do curso de Engenharia Mecatrônica, que, representando a equipe, receberam menção honrosa.
O professor Marcelo Augusto Leal Alves, do Departamento de Engenharia Mecânica, recebeu menção especial pela coordenação da equipe brasileira. Já o professor Francisco Emilio Baccaro Nigro, também da Engenharia Mecânica, recebeu menção honrosa por ser o mentor do projeto brasileiro.
A solenidade de premiação ocorreu no Heritage Center da General Motors, museu que reúne os modelos da montadora produzidos nos últimos 100 anos. “Foi um momento muito especial, pois obtivemos o reconhecimento da coordenação do projeto e da General Motors”, comemorou o professor Alves, lembrando que, em 2006, a Poli conquistou outro prêmio por sua participação no desenvolvimento de um veículo off-road.
Adaptado de:http://www.gremio.poli.usp.br/pipermail/cg/2008-August/000262.html. Acesso em: 12 mar. 2016.
Com base no texto e, de acordo com a característica de cada elemento que compõe um projeto de pesquisa científica, analise as afirmativas.
I. O tema do projeto realizado pelos 200 alunos de vários países foi o desenvolvimento de um veículo tipo Fórmula.
II. O objetivo do projeto foi conseguir ganhos de desempenho do motor ao converter o motor à gasolina para etanol.
III. O objetivo do projeto foi substituir o motor modelo Ecotec 2.2L pelo motor Chevrolet Cobalt.
IV. Os principais premiados foram os professores que coordenaram o projeto.
V. O projeto foi reconhecido pela coordenação do projeto e pela General Motors.
Estão corretas as alternativas contidas em:
I, III, IV e V, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, IV e V, apenas.
II, III e V, apenas.
I, II, e V, apenas.
A imagem contribui para um maior efeito de sentido, quando utilizada junto com a linguagem verbal. Leia, com atenção, o cartum e, em seguida, analise as afirmações.
I. Hoje em dia, as pessoas estão cada vez mais dependentes do computador.
II. A tecnologia on-line deve ser aperfeiçoada para facilitar o trabalho do homem.
III. O computador, como máquina que é, precisa ser atualizado com novos dados para o seu bom funcionamento.
IV. As novas regras ortográficas da Língua Portuguesa ainda não surtiram o efeito esperado.
V. A interação entre homem e máquina é algo desejável e possível, porém sujeito a falhas.
As afirmações que traduzem as inferências permitidas pelos textos verbal e não verbal estão na alternativa:
I- Ao produzir um texto, é importante considerar a condição intelectual do receptor (isto é, seu conhecimento de mundo e vivências de leitura), o suporte de divulgação e o contexto comunicativo em que esse texto será apresentado.
I e II apenas.
I, II e III.
II apenas.
II e III apenas.
I e III apenas.
A caracterização de uma ciência se apoia em três aspectos: objeto de estudo, método de pesquisa e regras de delimitação. Especificamente, o método, mais conhecido como metodologia, consiste no estabelecimento de procedimentos para que os objetivos do projeto sejam alcançados. Assim, as etapas da metodologia são:
1) o como.
2) de que maneira.
3) com quais meios.
Considere uma situação real de sua vida acadêmica, por exemplo, o fazer uma resenha. Após a leitura atenta do texto a ser resenhado, as etapas necessárias para realizar essa situação se apresentam, ordenadamente, em:
apresentar os pontos essenciais do texto; fazer a apreciação; recomendar a leitura do texto; produzir a referência; indicar os dados do autor e o conteúdo constante na obra; transcrever a produção com caneta.
produzir uma avaliação crítica sobre a obra; indicar o autor e a obra resenhada; indicar a leitura a possíveis leitores; elaborar a referência; elaborar o resumo; reescrever o texto, usando caneta.
indicar a referência da obra; escrever uma apresentação geral sobre o autor e o conteúdo da obra; elaborar o resumo; fazer uma apreciação sobre a obra lida; recomendar a leitura; passar o texto a limpo com caneta.
resumir o objeto resenhado; apresentar os dados da referência; escrever sobre o autor e o conteúdo da obra; fazer uma indicação da leitura; elaborar uma crítica sobre a obra; passar a limpo o texto, usando caneta.
fazer uma avaliação sobre o texto; elaborar o resumo; indicar a referência; recomendar a leitura; resumir a obra; apontar dados do autor e da obra; reescrever o texto com caneta.
Assinale, nos parênteses, (V), para as alternativas verdadeiras e (F), para as falsas.
( ) O relatório é um texto que se origina a partir de algo que foi realizado: um trabalho, uma atividade prática, um evento como congresso, simpósio e seminário, entre outros.
( ) Um texto científico, assim como os textos oficiais, pode conter relatos de acontecimentos históricos.
( ) O relato de experiência tem por objetivo registrar o processo vivenciado por uma pessoa ou por uma equipe, durante um determinado período de estudos, proporcionando uma avaliação e a reflexão sobre o tema em questão.
( ) Os textos científicos são escritos de acordo com critérios estabelecidos por instituições científicas e passam por um rigoroso processo de validação e avaliação, antes de serem divulgados.
( ) Todo conhecimento científico é o resultado de uma pesquisa realizada com o apoio de bolsas de pesquisa, sendo, por isso, existente apenas em instituições públicas.
A sequência correta é:
V, F, V, V, F
V, V, V, V, F
V, F, F, V, V
F, V, F, F, V
F, V, F, V, V
Leia as situações a seguir e verifique que elas se referem a determinados tipos de conhecimentos.
Situação I
No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré (...) e ele chamar-se-á Filho do Altíssimo.
Situação II
Chover no dia de são José, dia 19 de março, indica chuva o ano todo.
Situação III
Afirmar que o sol é uma estrela com 6 bilhões de anos de vida.
Situação IV
Quando um ser tem vida? A partir do ato da fecundação ou com quatro semanas de desenvolvimento embrionário? Ou quando a alma é anexada a esse novo ser?
As situações exemplificadas se referem, respectivamente, aos conhecimentos:
científico, mitológico, senso comum, teológico.
senso comum, intuitivo, científico, teológico.
científico, senso comum, teológico, filosófico.
teológico, científico, filosófico, senso comum.
teológico, senso comum, científico, filosófico.
Leia as situações a seguir e verifique que elas se relacionam a determinados tipos de conhecimentos.
Situação I
Na região da Nigéria (África), acredita-se que o mundo foi criado por Orummilá, o deus supremo, e que foi dado a Oxalá a missão de zelar por todos os deuses e deusas, auxiliando a humanidade.
Situação II
Quando a mãe da jovem Marta a ensinou como fazer deliciosos bolos, explicou-lhe que, após misturar todos os ingredientes, era necessário mexer a massa apenas no sentido horário ou apenas no sentido anti-horário, mas nunca nos dois sentidos, pois isso faria o bolo ficar menos fofo.
Situação III
A recomendação de um médico especialista em cardiologia a um paciente hipertenso é de reduzir o consumo de sal na alimentação, pois o sódio contido no sal faz com que as células retenham água, aumentando assim a pressão arterial.
As situações exemplificadas se referem, respectivamente, aos conhecimentos:
teológico, científico, filosófico.
científico, mitológico, senso comum.
senso comum, filosófico, científico.
filosófico, científico, senso comum.
teológico, senso comum, científico.
Assinale a alternativa que contém a forma correta de citação direta dentro de um texto, de acordo com as normas da ABNT.
É fato universalmente consagrado que a língua é um fenômeno cultural, nascido da necessidade que o ser humano tem de se comunicar com seus semelhantes. Segundo o gramático Evanildo Bechara (1982, Página 23), “A língua não existe em si mesma: fora do homem é uma abstração, e no homem é o resultado de um patrimônio cultural que a sociedade a que pertence lhe transmite.”
É fato universalmente consagrado que a língua é um fenômeno cultural, nascido da necessidade que o ser humano tem de se comunicar com seus semelhantes. “A língua não existe em si mesma: fora do homem é uma abstração, e no homem é o resultado de um patrimônio cultural que a sociedade a que pertence lhe transmite.” (BECHARA, 1982, p. 23).
Evanildo Bechara diz, em sua gramática, que a “língua não existe em si mesma: fora do homem é uma abstração, e no homem é o resultado de um patrimônio cultural que a sociedade a que pertence lhe transmite.” (BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa, p. 23). Por isso é fato universalmente consagrado que a língua é um fenômeno cultural, nascido da necessidade que o ser humano tem de se comunicar com seus semelhantes.
É fato universalmente consagrado que a língua é um fenômeno cultural, nascido da necessidade que o ser humano tem de se comunicar com seus semelhantes. “A língua (BECHARA, Evanildo, 1982) não existe em si mesma: fora do homem é uma abstração, e no homem é o resultado de um patrimônio cultural que a sociedade a que pertence lhe transmite.”
Evanildo Bechara (BECHARA, 1982, p. 23) diz em sua gramática que a língua não existe em si mesma: fora do homem é uma abstração, e no homem é o resultado de um patrimônio cultural que a sociedade a que pertence lhe transmite. Por isso é fato universalmente consagrado que a língua é um fenômeno cultural, nascido da necessidade que o ser humano tem de se comunicar com seus semelhantes.
Segundo Vaz (2008, p. 63) não saber usar a internet em um futuro próximo será como não saber abrir um livro ou acender um fogão, não sabermos algo que nos permita viver a cidadania na sua completitude.
A citação utilizada no trecho é:
subjetiva.
citação de citação.
referencial.
indireta.
direta.
O texto, a seguir, relata a premiação que os alunos da Escola Politécnica da USP receberam pela realização de um projeto.
Alunos e professores da Poli são premiados nos EUA
Alunos e professores da Escola Politécnica da USP, que participaram do programa Partners for the Advancement of Collaborative Engineering Education (PACE), da General Motors, foram premiados durante o Fórum Anual do PACE, que ocorreu entre os dias 28 de julho a 2 de agosto em Detroit, nos Estados Unidos. O evento apresentou o resultado de dois anos de trabalho, período em que 200 estudantes de Engenharia do Brasil, Canadá, Estados Unidos, México, Suécia, Alemanha, Índia, Austrália, Coréia do Sul e China, trabalharam num projeto colaborativo, a distância, para desenvolver um veículo tipo Fórmula.
A equipe da Poli no PACE é formada por oito alunos, que foram responsáveis pela conversão do motor à gasolina para etanol. A finalidade do projeto e desafio para o grupo foi conseguir ganhos de desempenho na conversão do motor modelo Ecotec 2.2L, que é utilizado nos modelos Chevrolet Cobalt e Chevrolet HHR. Em Detroit estiveram presentes os alunos Caio Cavalcante Dimov e Marcelo Preto, do curso de Engenharia Mecânica, e André Araujo e Rafael Lino, do curso de Engenharia Mecatrônica, que, representando a equipe, receberam menção honrosa.
O professor Marcelo Augusto Leal Alves, do Departamento de Engenharia Mecânica, recebeu menção especial pela coordenação da equipe brasileira. Já o professor Francisco Emilio Baccaro Nigro, também da Engenharia Mecânica, recebeu menção honrosa por ser o mentor do projeto brasileiro.
A solenidade de premiação ocorreu no Heritage Center da General Motors, museu que reúne os modelos da montadora produzidos nos últimos 100 anos. “Foi um momento muito especial, pois obtivemos o reconhecimento da coordenação do projeto e da General Motors”, comemorou o professor Alves, lembrando que, em 2006, a Poli conquistou outro prêmio por sua participação no desenvolvimento de um veículo off-road.
Adaptado de:http://www.gremio.poli.usp.br/pipermail/cg/2008-August/000262.html. Acesso em: 12 mar. 2016.
Com base no texto e, de acordo com a característica de cada elemento que compõe um projeto de pesquisa científica, analise as afirmativas.
I. O tema do projeto realizado pelos 200 alunos de vários países foi o desenvolvimento de um veículo tipo Fórmula.
II. O objetivo do projeto foi conseguir ganhos de desempenho do motor ao converter o motor à gasolina para etanol.
III. O objetivo do projeto foi substituir o motor modelo Ecotec 2.2L pelo motor Chevrolet Cobalt.
IV. Os principais premiados foram os professores que coordenaram o projeto.
V. O projeto foi reconhecido pela coordenação do projeto e pela General Motors.
Estão corretas as alternativas contidas em:
I, III, IV e V, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, IV e V, apenas.
II, III e V, apenas.
I, II, e V, apenas.
A imagem contribui para um maior efeito de sentido, quando utilizada junto com a linguagem verbal. Leia, com atenção, o cartum e, em seguida, analise as afirmações.
I. Hoje em dia, as pessoas estão cada vez mais dependentes do computador.
II. A tecnologia on-line deve ser aperfeiçoada para facilitar o trabalho do homem.
III. O computador, como máquina que é, precisa ser atualizado com novos dados para o seu bom funcionamento.
IV. As novas regras ortográficas da Língua Portuguesa ainda não surtiram o efeito esperado.
V. A interação entre homem e máquina é algo desejável e possível, porém sujeito a falhas.
As afirmações que traduzem as inferências permitidas pelos textos verbal e não verbal estão na alternativa:
2) de que maneira.
3) com quais meios.
apresentar os pontos essenciais do texto; fazer a apreciação; recomendar a leitura do texto; produzir a referência; indicar os dados do autor e o conteúdo constante na obra; transcrever a produção com caneta.
produzir uma avaliação crítica sobre a obra; indicar o autor e a obra resenhada; indicar a leitura a possíveis leitores; elaborar a referência; elaborar o resumo; reescrever o texto, usando caneta.
indicar a referência da obra; escrever uma apresentação geral sobre o autor e o conteúdo da obra; elaborar o resumo; fazer uma apreciação sobre a obra lida; recomendar a leitura; passar o texto a limpo com caneta.
resumir o objeto resenhado; apresentar os dados da referência; escrever sobre o autor e o conteúdo da obra; fazer uma indicação da leitura; elaborar uma crítica sobre a obra; passar a limpo o texto, usando caneta.
fazer uma avaliação sobre o texto; elaborar o resumo; indicar a referência; recomendar a leitura; resumir a obra; apontar dados do autor e da obra; reescrever o texto com caneta.
Assinale, nos parênteses, (V), para as alternativas verdadeiras e (F), para as falsas.
( ) O relatório é um texto que se origina a partir de algo que foi realizado: um trabalho, uma atividade prática, um evento como congresso, simpósio e seminário, entre outros.
( ) Um texto científico, assim como os textos oficiais, pode conter relatos de acontecimentos históricos.
( ) O relato de experiência tem por objetivo registrar o processo vivenciado por uma pessoa ou por uma equipe, durante um determinado período de estudos, proporcionando uma avaliação e a reflexão sobre o tema em questão.
( ) Os textos científicos são escritos de acordo com critérios estabelecidos por instituições científicas e passam por um rigoroso processo de validação e avaliação, antes de serem divulgados.
( ) Todo conhecimento científico é o resultado de uma pesquisa realizada com o apoio de bolsas de pesquisa, sendo, por isso, existente apenas em instituições públicas.
A sequência correta é:
V, F, V, V, F
V, V, V, V, F
V, F, F, V, V
F, V, F, F, V
F, V, F, V, V
Leia as situações a seguir e verifique que elas se referem a determinados tipos de conhecimentos.
Situação I
No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré (...) e ele chamar-se-á Filho do Altíssimo.
Situação II
Chover no dia de são José, dia 19 de março, indica chuva o ano todo.
Situação III
Afirmar que o sol é uma estrela com 6 bilhões de anos de vida.
Situação IV
Quando um ser tem vida? A partir do ato da fecundação ou com quatro semanas de desenvolvimento embrionário? Ou quando a alma é anexada a esse novo ser?
As situações exemplificadas se referem, respectivamente, aos conhecimentos:
científico, mitológico, senso comum, teológico.
senso comum, intuitivo, científico, teológico.
científico, senso comum, teológico, filosófico.
teológico, científico, filosófico, senso comum.
teológico, senso comum, científico, filosófico.
Leia as situações a seguir e verifique que elas se relacionam a determinados tipos de conhecimentos.
Situação I
Na região da Nigéria (África), acredita-se que o mundo foi criado por Orummilá, o deus supremo, e que foi dado a Oxalá a missão de zelar por todos os deuses e deusas, auxiliando a humanidade.
Situação II
Quando a mãe da jovem Marta a ensinou como fazer deliciosos bolos, explicou-lhe que, após misturar todos os ingredientes, era necessário mexer a massa apenas no sentido horário ou apenas no sentido anti-horário, mas nunca nos dois sentidos, pois isso faria o bolo ficar menos fofo.
Situação III
A recomendação de um médico especialista em cardiologia a um paciente hipertenso é de reduzir o consumo de sal na alimentação, pois o sódio contido no sal faz com que as células retenham água, aumentando assim a pressão arterial.
As situações exemplificadas se referem, respectivamente, aos conhecimentos:
teológico, científico, filosófico.
científico, mitológico, senso comum.
senso comum, filosófico, científico.
filosófico, científico, senso comum.
teológico, senso comum, científico.
Assinale a alternativa que contém a forma correta de citação direta dentro de um texto, de acordo com as normas da ABNT.
É fato universalmente consagrado que a língua é um fenômeno cultural, nascido da necessidade que o ser humano tem de se comunicar com seus semelhantes. Segundo o gramático Evanildo Bechara (1982, Página 23), “A língua não existe em si mesma: fora do homem é uma abstração, e no homem é o resultado de um patrimônio cultural que a sociedade a que pertence lhe transmite.”
É fato universalmente consagrado que a língua é um fenômeno cultural, nascido da necessidade que o ser humano tem de se comunicar com seus semelhantes. “A língua não existe em si mesma: fora do homem é uma abstração, e no homem é o resultado de um patrimônio cultural que a sociedade a que pertence lhe transmite.” (BECHARA, 1982, p. 23).
Evanildo Bechara diz, em sua gramática, que a “língua não existe em si mesma: fora do homem é uma abstração, e no homem é o resultado de um patrimônio cultural que a sociedade a que pertence lhe transmite.” (BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa, p. 23). Por isso é fato universalmente consagrado que a língua é um fenômeno cultural, nascido da necessidade que o ser humano tem de se comunicar com seus semelhantes.
É fato universalmente consagrado que a língua é um fenômeno cultural, nascido da necessidade que o ser humano tem de se comunicar com seus semelhantes. “A língua (BECHARA, Evanildo, 1982) não existe em si mesma: fora do homem é uma abstração, e no homem é o resultado de um patrimônio cultural que a sociedade a que pertence lhe transmite.”
Evanildo Bechara (BECHARA, 1982, p. 23) diz em sua gramática que a língua não existe em si mesma: fora do homem é uma abstração, e no homem é o resultado de um patrimônio cultural que a sociedade a que pertence lhe transmite. Por isso é fato universalmente consagrado que a língua é um fenômeno cultural, nascido da necessidade que o ser humano tem de se comunicar com seus semelhantes.
Segundo Vaz (2008, p. 63) não saber usar a internet em um futuro próximo será como não saber abrir um livro ou acender um fogão, não sabermos algo que nos permita viver a cidadania na sua completitude.
A citação utilizada no trecho é:
subjetiva.
citação de citação.
referencial.
indireta.
direta.
O texto, a seguir, relata a premiação que os alunos da Escola Politécnica da USP receberam pela realização de um projeto.
Alunos e professores da Poli são premiados nos EUA
Alunos e professores da Escola Politécnica da USP, que participaram do programa Partners for the Advancement of Collaborative Engineering Education (PACE), da General Motors, foram premiados durante o Fórum Anual do PACE, que ocorreu entre os dias 28 de julho a 2 de agosto em Detroit, nos Estados Unidos. O evento apresentou o resultado de dois anos de trabalho, período em que 200 estudantes de Engenharia do Brasil, Canadá, Estados Unidos, México, Suécia, Alemanha, Índia, Austrália, Coréia do Sul e China, trabalharam num projeto colaborativo, a distância, para desenvolver um veículo tipo Fórmula.
A equipe da Poli no PACE é formada por oito alunos, que foram responsáveis pela conversão do motor à gasolina para etanol. A finalidade do projeto e desafio para o grupo foi conseguir ganhos de desempenho na conversão do motor modelo Ecotec 2.2L, que é utilizado nos modelos Chevrolet Cobalt e Chevrolet HHR. Em Detroit estiveram presentes os alunos Caio Cavalcante Dimov e Marcelo Preto, do curso de Engenharia Mecânica, e André Araujo e Rafael Lino, do curso de Engenharia Mecatrônica, que, representando a equipe, receberam menção honrosa.
O professor Marcelo Augusto Leal Alves, do Departamento de Engenharia Mecânica, recebeu menção especial pela coordenação da equipe brasileira. Já o professor Francisco Emilio Baccaro Nigro, também da Engenharia Mecânica, recebeu menção honrosa por ser o mentor do projeto brasileiro.
A solenidade de premiação ocorreu no Heritage Center da General Motors, museu que reúne os modelos da montadora produzidos nos últimos 100 anos. “Foi um momento muito especial, pois obtivemos o reconhecimento da coordenação do projeto e da General Motors”, comemorou o professor Alves, lembrando que, em 2006, a Poli conquistou outro prêmio por sua participação no desenvolvimento de um veículo off-road.
Adaptado de:http://www.gremio.poli.usp.br/pipermail/cg/2008-August/000262.html. Acesso em: 12 mar. 2016.
Com base no texto e, de acordo com a característica de cada elemento que compõe um projeto de pesquisa científica, analise as afirmativas.
I. O tema do projeto realizado pelos 200 alunos de vários países foi o desenvolvimento de um veículo tipo Fórmula.
II. O objetivo do projeto foi conseguir ganhos de desempenho do motor ao converter o motor à gasolina para etanol.
III. O objetivo do projeto foi substituir o motor modelo Ecotec 2.2L pelo motor Chevrolet Cobalt.
IV. Os principais premiados foram os professores que coordenaram o projeto.
V. O projeto foi reconhecido pela coordenação do projeto e pela General Motors.
Estão corretas as alternativas contidas em:
I, III, IV e V, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, IV e V, apenas.
II, III e V, apenas.
I, II, e V, apenas.
A imagem contribui para um maior efeito de sentido, quando utilizada junto com a linguagem verbal. Leia, com atenção, o cartum e, em seguida, analise as afirmações.
I. Hoje em dia, as pessoas estão cada vez mais dependentes do computador.
II. A tecnologia on-line deve ser aperfeiçoada para facilitar o trabalho do homem.
III. O computador, como máquina que é, precisa ser atualizado com novos dados para o seu bom funcionamento.
IV. As novas regras ortográficas da Língua Portuguesa ainda não surtiram o efeito esperado.
V. A interação entre homem e máquina é algo desejável e possível, porém sujeito a falhas.
As afirmações que traduzem as inferências permitidas pelos textos verbal e não verbal estão na alternativa:
V, F, V, V, F
V, V, V, V, F
V, F, F, V, V
F, V, F, F, V
F, V, F, V, V
Leia as situações a seguir e verifique que elas se referem a determinados tipos de conhecimentos.
Situação I
No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré (...) e ele chamar-se-á Filho do Altíssimo.
Situação II
Chover no dia de são José, dia 19 de março, indica chuva o ano todo.
Situação III
Afirmar que o sol é uma estrela com 6 bilhões de anos de vida.
Situação IV
Quando um ser tem vida? A partir do ato da fecundação ou com quatro semanas de desenvolvimento embrionário? Ou quando a alma é anexada a esse novo ser?
As situações exemplificadas se referem, respectivamente, aos conhecimentos:
científico, mitológico, senso comum, teológico.
senso comum, intuitivo, científico, teológico.
científico, senso comum, teológico, filosófico.
teológico, científico, filosófico, senso comum.
teológico, senso comum, científico, filosófico.
Leia as situações a seguir e verifique que elas se relacionam a determinados tipos de conhecimentos.
Situação I
Na região da Nigéria (África), acredita-se que o mundo foi criado por Orummilá, o deus supremo, e que foi dado a Oxalá a missão de zelar por todos os deuses e deusas, auxiliando a humanidade.
Situação II
Quando a mãe da jovem Marta a ensinou como fazer deliciosos bolos, explicou-lhe que, após misturar todos os ingredientes, era necessário mexer a massa apenas no sentido horário ou apenas no sentido anti-horário, mas nunca nos dois sentidos, pois isso faria o bolo ficar menos fofo.
Situação III
A recomendação de um médico especialista em cardiologia a um paciente hipertenso é de reduzir o consumo de sal na alimentação, pois o sódio contido no sal faz com que as células retenham água, aumentando assim a pressão arterial.
As situações exemplificadas se referem, respectivamente, aos conhecimentos:
teológico, científico, filosófico.
científico, mitológico, senso comum.
senso comum, filosófico, científico.
filosófico, científico, senso comum.
teológico, senso comum, científico.
Assinale a alternativa que contém a forma correta de citação direta dentro de um texto, de acordo com as normas da ABNT.
É fato universalmente consagrado que a língua é um fenômeno cultural, nascido da necessidade que o ser humano tem de se comunicar com seus semelhantes. Segundo o gramático Evanildo Bechara (1982, Página 23), “A língua não existe em si mesma: fora do homem é uma abstração, e no homem é o resultado de um patrimônio cultural que a sociedade a que pertence lhe transmite.”
É fato universalmente consagrado que a língua é um fenômeno cultural, nascido da necessidade que o ser humano tem de se comunicar com seus semelhantes. “A língua não existe em si mesma: fora do homem é uma abstração, e no homem é o resultado de um patrimônio cultural que a sociedade a que pertence lhe transmite.” (BECHARA, 1982, p. 23).
Evanildo Bechara diz, em sua gramática, que a “língua não existe em si mesma: fora do homem é uma abstração, e no homem é o resultado de um patrimônio cultural que a sociedade a que pertence lhe transmite.” (BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa, p. 23). Por isso é fato universalmente consagrado que a língua é um fenômeno cultural, nascido da necessidade que o ser humano tem de se comunicar com seus semelhantes.
É fato universalmente consagrado que a língua é um fenômeno cultural, nascido da necessidade que o ser humano tem de se comunicar com seus semelhantes. “A língua (BECHARA, Evanildo, 1982) não existe em si mesma: fora do homem é uma abstração, e no homem é o resultado de um patrimônio cultural que a sociedade a que pertence lhe transmite.”
Evanildo Bechara (BECHARA, 1982, p. 23) diz em sua gramática que a língua não existe em si mesma: fora do homem é uma abstração, e no homem é o resultado de um patrimônio cultural que a sociedade a que pertence lhe transmite. Por isso é fato universalmente consagrado que a língua é um fenômeno cultural, nascido da necessidade que o ser humano tem de se comunicar com seus semelhantes.
Segundo Vaz (2008, p. 63) não saber usar a internet em um futuro próximo será como não saber abrir um livro ou acender um fogão, não sabermos algo que nos permita viver a cidadania na sua completitude.
A citação utilizada no trecho é:
subjetiva.
citação de citação.
referencial.
indireta.
direta.
O texto, a seguir, relata a premiação que os alunos da Escola Politécnica da USP receberam pela realização de um projeto.
Alunos e professores da Poli são premiados nos EUA
Alunos e professores da Escola Politécnica da USP, que participaram do programa Partners for the Advancement of Collaborative Engineering Education (PACE), da General Motors, foram premiados durante o Fórum Anual do PACE, que ocorreu entre os dias 28 de julho a 2 de agosto em Detroit, nos Estados Unidos. O evento apresentou o resultado de dois anos de trabalho, período em que 200 estudantes de Engenharia do Brasil, Canadá, Estados Unidos, México, Suécia, Alemanha, Índia, Austrália, Coréia do Sul e China, trabalharam num projeto colaborativo, a distância, para desenvolver um veículo tipo Fórmula.
A equipe da Poli no PACE é formada por oito alunos, que foram responsáveis pela conversão do motor à gasolina para etanol. A finalidade do projeto e desafio para o grupo foi conseguir ganhos de desempenho na conversão do motor modelo Ecotec 2.2L, que é utilizado nos modelos Chevrolet Cobalt e Chevrolet HHR. Em Detroit estiveram presentes os alunos Caio Cavalcante Dimov e Marcelo Preto, do curso de Engenharia Mecânica, e André Araujo e Rafael Lino, do curso de Engenharia Mecatrônica, que, representando a equipe, receberam menção honrosa.
O professor Marcelo Augusto Leal Alves, do Departamento de Engenharia Mecânica, recebeu menção especial pela coordenação da equipe brasileira. Já o professor Francisco Emilio Baccaro Nigro, também da Engenharia Mecânica, recebeu menção honrosa por ser o mentor do projeto brasileiro.
A solenidade de premiação ocorreu no Heritage Center da General Motors, museu que reúne os modelos da montadora produzidos nos últimos 100 anos. “Foi um momento muito especial, pois obtivemos o reconhecimento da coordenação do projeto e da General Motors”, comemorou o professor Alves, lembrando que, em 2006, a Poli conquistou outro prêmio por sua participação no desenvolvimento de um veículo off-road.
Adaptado de:http://www.gremio.poli.usp.br/pipermail/cg/2008-August/000262.html. Acesso em: 12 mar. 2016.
Com base no texto e, de acordo com a característica de cada elemento que compõe um projeto de pesquisa científica, analise as afirmativas.
I. O tema do projeto realizado pelos 200 alunos de vários países foi o desenvolvimento de um veículo tipo Fórmula.
II. O objetivo do projeto foi conseguir ganhos de desempenho do motor ao converter o motor à gasolina para etanol.
III. O objetivo do projeto foi substituir o motor modelo Ecotec 2.2L pelo motor Chevrolet Cobalt.
IV. Os principais premiados foram os professores que coordenaram o projeto.
V. O projeto foi reconhecido pela coordenação do projeto e pela General Motors.
Estão corretas as alternativas contidas em:
I, III, IV e V, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, IV e V, apenas.
II, III e V, apenas.
I, II, e V, apenas.
A imagem contribui para um maior efeito de sentido, quando utilizada junto com a linguagem verbal. Leia, com atenção, o cartum e, em seguida, analise as afirmações.
I. Hoje em dia, as pessoas estão cada vez mais dependentes do computador.
II. A tecnologia on-line deve ser aperfeiçoada para facilitar o trabalho do homem.
III. O computador, como máquina que é, precisa ser atualizado com novos dados para o seu bom funcionamento.
IV. As novas regras ortográficas da Língua Portuguesa ainda não surtiram o efeito esperado.
V. A interação entre homem e máquina é algo desejável e possível, porém sujeito a falhas.
As afirmações que traduzem as inferências permitidas pelos textos verbal e não verbal estão na alternativa:
Situação I
No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré (...) e ele chamar-se-á Filho do Altíssimo.
Situação II
Chover no dia de são José, dia 19 de março, indica chuva o ano todo.
Situação III
Afirmar que o sol é uma estrela com 6 bilhões de anos de vida.
Situação IV
Quando um ser tem vida? A partir do ato da fecundação ou com quatro semanas de desenvolvimento embrionário? Ou quando a alma é anexada a esse novo ser?
As situações exemplificadas se referem, respectivamente, aos conhecimentos:
científico, mitológico, senso comum, teológico.
senso comum, intuitivo, científico, teológico.
científico, senso comum, teológico, filosófico.
teológico, científico, filosófico, senso comum.
teológico, senso comum, científico, filosófico.
Leia as situações a seguir e verifique que elas se relacionam a determinados tipos de conhecimentos.
Situação I
Na região da Nigéria (África), acredita-se que o mundo foi criado por Orummilá, o deus supremo, e que foi dado a Oxalá a missão de zelar por todos os deuses e deusas, auxiliando a humanidade.
Situação II
Quando a mãe da jovem Marta a ensinou como fazer deliciosos bolos, explicou-lhe que, após misturar todos os ingredientes, era necessário mexer a massa apenas no sentido horário ou apenas no sentido anti-horário, mas nunca nos dois sentidos, pois isso faria o bolo ficar menos fofo.
Situação III
A recomendação de um médico especialista em cardiologia a um paciente hipertenso é de reduzir o consumo de sal na alimentação, pois o sódio contido no sal faz com que as células retenham água, aumentando assim a pressão arterial.
As situações exemplificadas se referem, respectivamente, aos conhecimentos:
teológico, científico, filosófico.
científico, mitológico, senso comum.
senso comum, filosófico, científico.
filosófico, científico, senso comum.
teológico, senso comum, científico.
Assinale a alternativa que contém a forma correta de citação direta dentro de um texto, de acordo com as normas da ABNT.
É fato universalmente consagrado que a língua é um fenômeno cultural, nascido da necessidade que o ser humano tem de se comunicar com seus semelhantes. Segundo o gramático Evanildo Bechara (1982, Página 23), “A língua não existe em si mesma: fora do homem é uma abstração, e no homem é o resultado de um patrimônio cultural que a sociedade a que pertence lhe transmite.”
É fato universalmente consagrado que a língua é um fenômeno cultural, nascido da necessidade que o ser humano tem de se comunicar com seus semelhantes. “A língua não existe em si mesma: fora do homem é uma abstração, e no homem é o resultado de um patrimônio cultural que a sociedade a que pertence lhe transmite.” (BECHARA, 1982, p. 23).
Evanildo Bechara diz, em sua gramática, que a “língua não existe em si mesma: fora do homem é uma abstração, e no homem é o resultado de um patrimônio cultural que a sociedade a que pertence lhe transmite.” (BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa, p. 23). Por isso é fato universalmente consagrado que a língua é um fenômeno cultural, nascido da necessidade que o ser humano tem de se comunicar com seus semelhantes.
É fato universalmente consagrado que a língua é um fenômeno cultural, nascido da necessidade que o ser humano tem de se comunicar com seus semelhantes. “A língua (BECHARA, Evanildo, 1982) não existe em si mesma: fora do homem é uma abstração, e no homem é o resultado de um patrimônio cultural que a sociedade a que pertence lhe transmite.”
Evanildo Bechara (BECHARA, 1982, p. 23) diz em sua gramática que a língua não existe em si mesma: fora do homem é uma abstração, e no homem é o resultado de um patrimônio cultural que a sociedade a que pertence lhe transmite. Por isso é fato universalmente consagrado que a língua é um fenômeno cultural, nascido da necessidade que o ser humano tem de se comunicar com seus semelhantes.
Segundo Vaz (2008, p. 63) não saber usar a internet em um futuro próximo será como não saber abrir um livro ou acender um fogão, não sabermos algo que nos permita viver a cidadania na sua completitude.
A citação utilizada no trecho é:
subjetiva.
citação de citação.
referencial.
indireta.
direta.
O texto, a seguir, relata a premiação que os alunos da Escola Politécnica da USP receberam pela realização de um projeto.
Alunos e professores da Poli são premiados nos EUA
Alunos e professores da Escola Politécnica da USP, que participaram do programa Partners for the Advancement of Collaborative Engineering Education (PACE), da General Motors, foram premiados durante o Fórum Anual do PACE, que ocorreu entre os dias 28 de julho a 2 de agosto em Detroit, nos Estados Unidos. O evento apresentou o resultado de dois anos de trabalho, período em que 200 estudantes de Engenharia do Brasil, Canadá, Estados Unidos, México, Suécia, Alemanha, Índia, Austrália, Coréia do Sul e China, trabalharam num projeto colaborativo, a distância, para desenvolver um veículo tipo Fórmula.
A equipe da Poli no PACE é formada por oito alunos, que foram responsáveis pela conversão do motor à gasolina para etanol. A finalidade do projeto e desafio para o grupo foi conseguir ganhos de desempenho na conversão do motor modelo Ecotec 2.2L, que é utilizado nos modelos Chevrolet Cobalt e Chevrolet HHR. Em Detroit estiveram presentes os alunos Caio Cavalcante Dimov e Marcelo Preto, do curso de Engenharia Mecânica, e André Araujo e Rafael Lino, do curso de Engenharia Mecatrônica, que, representando a equipe, receberam menção honrosa.
O professor Marcelo Augusto Leal Alves, do Departamento de Engenharia Mecânica, recebeu menção especial pela coordenação da equipe brasileira. Já o professor Francisco Emilio Baccaro Nigro, também da Engenharia Mecânica, recebeu menção honrosa por ser o mentor do projeto brasileiro.
A solenidade de premiação ocorreu no Heritage Center da General Motors, museu que reúne os modelos da montadora produzidos nos últimos 100 anos. “Foi um momento muito especial, pois obtivemos o reconhecimento da coordenação do projeto e da General Motors”, comemorou o professor Alves, lembrando que, em 2006, a Poli conquistou outro prêmio por sua participação no desenvolvimento de um veículo off-road.
Adaptado de:http://www.gremio.poli.usp.br/pipermail/cg/2008-August/000262.html. Acesso em: 12 mar. 2016.
Com base no texto e, de acordo com a característica de cada elemento que compõe um projeto de pesquisa científica, analise as afirmativas.
I. O tema do projeto realizado pelos 200 alunos de vários países foi o desenvolvimento de um veículo tipo Fórmula.
II. O objetivo do projeto foi conseguir ganhos de desempenho do motor ao converter o motor à gasolina para etanol.
III. O objetivo do projeto foi substituir o motor modelo Ecotec 2.2L pelo motor Chevrolet Cobalt.
IV. Os principais premiados foram os professores que coordenaram o projeto.
V. O projeto foi reconhecido pela coordenação do projeto e pela General Motors.
Estão corretas as alternativas contidas em:
I, III, IV e V, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, IV e V, apenas.
II, III e V, apenas.
I, II, e V, apenas.
A imagem contribui para um maior efeito de sentido, quando utilizada junto com a linguagem verbal. Leia, com atenção, o cartum e, em seguida, analise as afirmações.
I. Hoje em dia, as pessoas estão cada vez mais dependentes do computador.
II. A tecnologia on-line deve ser aperfeiçoada para facilitar o trabalho do homem.
III. O computador, como máquina que é, precisa ser atualizado com novos dados para o seu bom funcionamento.
IV. As novas regras ortográficas da Língua Portuguesa ainda não surtiram o efeito esperado.
V. A interação entre homem e máquina é algo desejável e possível, porém sujeito a falhas.
As afirmações que traduzem as inferências permitidas pelos textos verbal e não verbal estão na alternativa:
Situação I
teológico, científico, filosófico.
científico, mitológico, senso comum.
senso comum, filosófico, científico.
filosófico, científico, senso comum.
teológico, senso comum, científico.
Assinale a alternativa que contém a forma correta de citação direta dentro de um texto, de acordo com as normas da ABNT.
É fato universalmente consagrado que a língua é um fenômeno cultural, nascido da necessidade que o ser humano tem de se comunicar com seus semelhantes. Segundo o gramático Evanildo Bechara (1982, Página 23), “A língua não existe em si mesma: fora do homem é uma abstração, e no homem é o resultado de um patrimônio cultural que a sociedade a que pertence lhe transmite.”
É fato universalmente consagrado que a língua é um fenômeno cultural, nascido da necessidade que o ser humano tem de se comunicar com seus semelhantes. “A língua não existe em si mesma: fora do homem é uma abstração, e no homem é o resultado de um patrimônio cultural que a sociedade a que pertence lhe transmite.” (BECHARA, 1982, p. 23).
Evanildo Bechara diz, em sua gramática, que a “língua não existe em si mesma: fora do homem é uma abstração, e no homem é o resultado de um patrimônio cultural que a sociedade a que pertence lhe transmite.” (BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa, p. 23). Por isso é fato universalmente consagrado que a língua é um fenômeno cultural, nascido da necessidade que o ser humano tem de se comunicar com seus semelhantes.
É fato universalmente consagrado que a língua é um fenômeno cultural, nascido da necessidade que o ser humano tem de se comunicar com seus semelhantes. “A língua (BECHARA, Evanildo, 1982) não existe em si mesma: fora do homem é uma abstração, e no homem é o resultado de um patrimônio cultural que a sociedade a que pertence lhe transmite.”
Evanildo Bechara (BECHARA, 1982, p. 23) diz em sua gramática que a língua não existe em si mesma: fora do homem é uma abstração, e no homem é o resultado de um patrimônio cultural que a sociedade a que pertence lhe transmite. Por isso é fato universalmente consagrado que a língua é um fenômeno cultural, nascido da necessidade que o ser humano tem de se comunicar com seus semelhantes.
Segundo Vaz (2008, p. 63) não saber usar a internet em um futuro próximo será como não saber abrir um livro ou acender um fogão, não sabermos algo que nos permita viver a cidadania na sua completitude.
A citação utilizada no trecho é:
subjetiva.
citação de citação.
referencial.
indireta.
direta.
O texto, a seguir, relata a premiação que os alunos da Escola Politécnica da USP receberam pela realização de um projeto.
Alunos e professores da Poli são premiados nos EUA
Alunos e professores da Escola Politécnica da USP, que participaram do programa Partners for the Advancement of Collaborative Engineering Education (PACE), da General Motors, foram premiados durante o Fórum Anual do PACE, que ocorreu entre os dias 28 de julho a 2 de agosto em Detroit, nos Estados Unidos. O evento apresentou o resultado de dois anos de trabalho, período em que 200 estudantes de Engenharia do Brasil, Canadá, Estados Unidos, México, Suécia, Alemanha, Índia, Austrália, Coréia do Sul e China, trabalharam num projeto colaborativo, a distância, para desenvolver um veículo tipo Fórmula.
A equipe da Poli no PACE é formada por oito alunos, que foram responsáveis pela conversão do motor à gasolina para etanol. A finalidade do projeto e desafio para o grupo foi conseguir ganhos de desempenho na conversão do motor modelo Ecotec 2.2L, que é utilizado nos modelos Chevrolet Cobalt e Chevrolet HHR. Em Detroit estiveram presentes os alunos Caio Cavalcante Dimov e Marcelo Preto, do curso de Engenharia Mecânica, e André Araujo e Rafael Lino, do curso de Engenharia Mecatrônica, que, representando a equipe, receberam menção honrosa.
O professor Marcelo Augusto Leal Alves, do Departamento de Engenharia Mecânica, recebeu menção especial pela coordenação da equipe brasileira. Já o professor Francisco Emilio Baccaro Nigro, também da Engenharia Mecânica, recebeu menção honrosa por ser o mentor do projeto brasileiro.
A solenidade de premiação ocorreu no Heritage Center da General Motors, museu que reúne os modelos da montadora produzidos nos últimos 100 anos. “Foi um momento muito especial, pois obtivemos o reconhecimento da coordenação do projeto e da General Motors”, comemorou o professor Alves, lembrando que, em 2006, a Poli conquistou outro prêmio por sua participação no desenvolvimento de um veículo off-road.
Adaptado de:http://www.gremio.poli.usp.br/pipermail/cg/2008-August/000262.html. Acesso em: 12 mar. 2016.
Com base no texto e, de acordo com a característica de cada elemento que compõe um projeto de pesquisa científica, analise as afirmativas.
I. O tema do projeto realizado pelos 200 alunos de vários países foi o desenvolvimento de um veículo tipo Fórmula.
II. O objetivo do projeto foi conseguir ganhos de desempenho do motor ao converter o motor à gasolina para etanol.
III. O objetivo do projeto foi substituir o motor modelo Ecotec 2.2L pelo motor Chevrolet Cobalt.
IV. Os principais premiados foram os professores que coordenaram o projeto.
V. O projeto foi reconhecido pela coordenação do projeto e pela General Motors.
Estão corretas as alternativas contidas em:
I, III, IV e V, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, IV e V, apenas.
II, III e V, apenas.
I, II, e V, apenas.
A imagem contribui para um maior efeito de sentido, quando utilizada junto com a linguagem verbal. Leia, com atenção, o cartum e, em seguida, analise as afirmações.
I. Hoje em dia, as pessoas estão cada vez mais dependentes do computador.
II. A tecnologia on-line deve ser aperfeiçoada para facilitar o trabalho do homem.
III. O computador, como máquina que é, precisa ser atualizado com novos dados para o seu bom funcionamento.
IV. As novas regras ortográficas da Língua Portuguesa ainda não surtiram o efeito esperado.
V. A interação entre homem e máquina é algo desejável e possível, porém sujeito a falhas.
As afirmações que traduzem as inferências permitidas pelos textos verbal e não verbal estão na alternativa:
É fato universalmente consagrado que a língua é um fenômeno cultural, nascido da necessidade que o ser humano tem de se comunicar com seus semelhantes. Segundo o gramático Evanildo Bechara (1982, Página 23), “A língua não existe em si mesma: fora do homem é uma abstração, e no homem é o resultado de um patrimônio cultural que a sociedade a que pertence lhe transmite.”
É fato universalmente consagrado que a língua é um fenômeno cultural, nascido da necessidade que o ser humano tem de se comunicar com seus semelhantes. “A língua não existe em si mesma: fora do homem é uma abstração, e no homem é o resultado de um patrimônio cultural que a sociedade a que pertence lhe transmite.” (BECHARA, 1982, p. 23).
Evanildo Bechara diz, em sua gramática, que a “língua não existe em si mesma: fora do homem é uma abstração, e no homem é o resultado de um patrimônio cultural que a sociedade a que pertence lhe transmite.” (BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa, p. 23). Por isso é fato universalmente consagrado que a língua é um fenômeno cultural, nascido da necessidade que o ser humano tem de se comunicar com seus semelhantes.
É fato universalmente consagrado que a língua é um fenômeno cultural, nascido da necessidade que o ser humano tem de se comunicar com seus semelhantes. “A língua (BECHARA, Evanildo, 1982) não existe em si mesma: fora do homem é uma abstração, e no homem é o resultado de um patrimônio cultural que a sociedade a que pertence lhe transmite.”
Evanildo Bechara (BECHARA, 1982, p. 23) diz em sua gramática que a língua não existe em si mesma: fora do homem é uma abstração, e no homem é o resultado de um patrimônio cultural que a sociedade a que pertence lhe transmite. Por isso é fato universalmente consagrado que a língua é um fenômeno cultural, nascido da necessidade que o ser humano tem de se comunicar com seus semelhantes.
Segundo Vaz (2008, p. 63) não saber usar a internet em um futuro próximo será como não saber abrir um livro ou acender um fogão, não sabermos algo que nos permita viver a cidadania na sua completitude.
A citação utilizada no trecho é:
subjetiva.
citação de citação.
referencial.
indireta.
direta.
O texto, a seguir, relata a premiação que os alunos da Escola Politécnica da USP receberam pela realização de um projeto.
Alunos e professores da Poli são premiados nos EUA
Alunos e professores da Escola Politécnica da USP, que participaram do programa Partners for the Advancement of Collaborative Engineering Education (PACE), da General Motors, foram premiados durante o Fórum Anual do PACE, que ocorreu entre os dias 28 de julho a 2 de agosto em Detroit, nos Estados Unidos. O evento apresentou o resultado de dois anos de trabalho, período em que 200 estudantes de Engenharia do Brasil, Canadá, Estados Unidos, México, Suécia, Alemanha, Índia, Austrália, Coréia do Sul e China, trabalharam num projeto colaborativo, a distância, para desenvolver um veículo tipo Fórmula.
A equipe da Poli no PACE é formada por oito alunos, que foram responsáveis pela conversão do motor à gasolina para etanol. A finalidade do projeto e desafio para o grupo foi conseguir ganhos de desempenho na conversão do motor modelo Ecotec 2.2L, que é utilizado nos modelos Chevrolet Cobalt e Chevrolet HHR. Em Detroit estiveram presentes os alunos Caio Cavalcante Dimov e Marcelo Preto, do curso de Engenharia Mecânica, e André Araujo e Rafael Lino, do curso de Engenharia Mecatrônica, que, representando a equipe, receberam menção honrosa.
O professor Marcelo Augusto Leal Alves, do Departamento de Engenharia Mecânica, recebeu menção especial pela coordenação da equipe brasileira. Já o professor Francisco Emilio Baccaro Nigro, também da Engenharia Mecânica, recebeu menção honrosa por ser o mentor do projeto brasileiro.
A solenidade de premiação ocorreu no Heritage Center da General Motors, museu que reúne os modelos da montadora produzidos nos últimos 100 anos. “Foi um momento muito especial, pois obtivemos o reconhecimento da coordenação do projeto e da General Motors”, comemorou o professor Alves, lembrando que, em 2006, a Poli conquistou outro prêmio por sua participação no desenvolvimento de um veículo off-road.
Adaptado de:http://www.gremio.poli.usp.br/pipermail/cg/2008-August/000262.html. Acesso em: 12 mar. 2016.
Com base no texto e, de acordo com a característica de cada elemento que compõe um projeto de pesquisa científica, analise as afirmativas.
I. O tema do projeto realizado pelos 200 alunos de vários países foi o desenvolvimento de um veículo tipo Fórmula.
II. O objetivo do projeto foi conseguir ganhos de desempenho do motor ao converter o motor à gasolina para etanol.
III. O objetivo do projeto foi substituir o motor modelo Ecotec 2.2L pelo motor Chevrolet Cobalt.
IV. Os principais premiados foram os professores que coordenaram o projeto.
V. O projeto foi reconhecido pela coordenação do projeto e pela General Motors.
Estão corretas as alternativas contidas em:
I, III, IV e V, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, IV e V, apenas.
II, III e V, apenas.
I, II, e V, apenas.
A imagem contribui para um maior efeito de sentido, quando utilizada junto com a linguagem verbal. Leia, com atenção, o cartum e, em seguida, analise as afirmações.
I. Hoje em dia, as pessoas estão cada vez mais dependentes do computador.
II. A tecnologia on-line deve ser aperfeiçoada para facilitar o trabalho do homem.
III. O computador, como máquina que é, precisa ser atualizado com novos dados para o seu bom funcionamento.
IV. As novas regras ortográficas da Língua Portuguesa ainda não surtiram o efeito esperado.
V. A interação entre homem e máquina é algo desejável e possível, porém sujeito a falhas.
As afirmações que traduzem as inferências permitidas pelos textos verbal e não verbal estão na alternativa:
subjetiva.
citação de citação.
referencial.
indireta.
direta.
O texto, a seguir, relata a premiação que os alunos da Escola Politécnica da USP receberam pela realização de um projeto.
Alunos e professores da Poli são premiados nos EUA
Alunos e professores da Escola Politécnica da USP, que participaram do programa Partners for the Advancement of Collaborative Engineering Education (PACE), da General Motors, foram premiados durante o Fórum Anual do PACE, que ocorreu entre os dias 28 de julho a 2 de agosto em Detroit, nos Estados Unidos. O evento apresentou o resultado de dois anos de trabalho, período em que 200 estudantes de Engenharia do Brasil, Canadá, Estados Unidos, México, Suécia, Alemanha, Índia, Austrália, Coréia do Sul e China, trabalharam num projeto colaborativo, a distância, para desenvolver um veículo tipo Fórmula.
A equipe da Poli no PACE é formada por oito alunos, que foram responsáveis pela conversão do motor à gasolina para etanol. A finalidade do projeto e desafio para o grupo foi conseguir ganhos de desempenho na conversão do motor modelo Ecotec 2.2L, que é utilizado nos modelos Chevrolet Cobalt e Chevrolet HHR. Em Detroit estiveram presentes os alunos Caio Cavalcante Dimov e Marcelo Preto, do curso de Engenharia Mecânica, e André Araujo e Rafael Lino, do curso de Engenharia Mecatrônica, que, representando a equipe, receberam menção honrosa.
O professor Marcelo Augusto Leal Alves, do Departamento de Engenharia Mecânica, recebeu menção especial pela coordenação da equipe brasileira. Já o professor Francisco Emilio Baccaro Nigro, também da Engenharia Mecânica, recebeu menção honrosa por ser o mentor do projeto brasileiro.
A solenidade de premiação ocorreu no Heritage Center da General Motors, museu que reúne os modelos da montadora produzidos nos últimos 100 anos. “Foi um momento muito especial, pois obtivemos o reconhecimento da coordenação do projeto e da General Motors”, comemorou o professor Alves, lembrando que, em 2006, a Poli conquistou outro prêmio por sua participação no desenvolvimento de um veículo off-road.
Adaptado de:http://www.gremio.poli.usp.br/pipermail/cg/2008-August/000262.html. Acesso em: 12 mar. 2016.
Com base no texto e, de acordo com a característica de cada elemento que compõe um projeto de pesquisa científica, analise as afirmativas.
I. O tema do projeto realizado pelos 200 alunos de vários países foi o desenvolvimento de um veículo tipo Fórmula.
II. O objetivo do projeto foi conseguir ganhos de desempenho do motor ao converter o motor à gasolina para etanol.
III. O objetivo do projeto foi substituir o motor modelo Ecotec 2.2L pelo motor Chevrolet Cobalt.
IV. Os principais premiados foram os professores que coordenaram o projeto.
V. O projeto foi reconhecido pela coordenação do projeto e pela General Motors.
Estão corretas as alternativas contidas em:
I, III, IV e V, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, IV e V, apenas.
II, III e V, apenas.
I, II, e V, apenas.
A imagem contribui para um maior efeito de sentido, quando utilizada junto com a linguagem verbal. Leia, com atenção, o cartum e, em seguida, analise as afirmações.
I. Hoje em dia, as pessoas estão cada vez mais dependentes do computador.
II. A tecnologia on-line deve ser aperfeiçoada para facilitar o trabalho do homem.
III. O computador, como máquina que é, precisa ser atualizado com novos dados para o seu bom funcionamento.
IV. As novas regras ortográficas da Língua Portuguesa ainda não surtiram o efeito esperado.
V. A interação entre homem e máquina é algo desejável e possível, porém sujeito a falhas.
As afirmações que traduzem as inferências permitidas pelos textos verbal e não verbal estão na alternativa:
Alunos e professores da Poli são premiados nos EUA
A equipe da Poli no PACE é formada por oito alunos, que foram responsáveis pela conversão do motor à gasolina para etanol. A finalidade do projeto e desafio para o grupo foi conseguir ganhos de desempenho na conversão do motor modelo Ecotec 2.2L, que é utilizado nos modelos Chevrolet Cobalt e Chevrolet HHR. Em Detroit estiveram presentes os alunos Caio Cavalcante Dimov e Marcelo Preto, do curso de Engenharia Mecânica, e André Araujo e Rafael Lino, do curso de Engenharia Mecatrônica, que, representando a equipe, receberam menção honrosa.
O professor Marcelo Augusto Leal Alves, do Departamento de Engenharia Mecânica, recebeu menção especial pela coordenação da equipe brasileira. Já o professor Francisco Emilio Baccaro Nigro, também da Engenharia Mecânica, recebeu menção honrosa por ser o mentor do projeto brasileiro.
A solenidade de premiação ocorreu no Heritage Center da General Motors, museu que reúne os modelos da montadora produzidos nos últimos 100 anos. “Foi um momento muito especial, pois obtivemos o reconhecimento da coordenação do projeto e da General Motors”, comemorou o professor Alves, lembrando que, em 2006, a Poli conquistou outro prêmio por sua participação no desenvolvimento de um veículo off-road.
Adaptado de:http://www.gremio.poli.usp.br/pipermail/cg/2008-August/000262.html. Acesso em: 12 mar. 2016.
Com base no texto e, de acordo com a característica de cada elemento que compõe um projeto de pesquisa científica, analise as afirmativas.
I. O tema do projeto realizado pelos 200 alunos de vários países foi o desenvolvimento de um veículo tipo Fórmula.
II. O objetivo do projeto foi conseguir ganhos de desempenho do motor ao converter o motor à gasolina para etanol.
III. O objetivo do projeto foi substituir o motor modelo Ecotec 2.2L pelo motor Chevrolet Cobalt.
IV. Os principais premiados foram os professores que coordenaram o projeto.
V. O projeto foi reconhecido pela coordenação do projeto e pela General Motors.
I, III, IV e V, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, IV e V, apenas.
II, III e V, apenas.
I, II, e V, apenas.
A imagem contribui para um maior efeito de sentido, quando utilizada junto com a linguagem verbal. Leia, com atenção, o cartum e, em seguida, analise as afirmações.
I. Hoje em dia, as pessoas estão cada vez mais dependentes do computador.
II. A tecnologia on-line deve ser aperfeiçoada para facilitar o trabalho do homem.
III. O computador, como máquina que é, precisa ser atualizado com novos dados para o seu bom funcionamento.
IV. As novas regras ortográficas da Língua Portuguesa ainda não surtiram o efeito esperado.
V. A interação entre homem e máquina é algo desejável e possível, porém sujeito a falhas.
As afirmações que traduzem as inferências permitidas pelos textos verbal e não verbal estão na alternativa:
II. A tecnologia on-line deve ser aperfeiçoada para facilitar o trabalho do homem.
III. O computador, como máquina que é, precisa ser atualizado com novos dados para o seu bom funcionamento.
IV. As novas regras ortográficas da Língua Portuguesa ainda não surtiram o efeito esperado.
V. A interação entre homem e máquina é algo desejável e possível, porém sujeito a falhas.